O Google Meu Negócio é uma plataforma do Google em que empreendedores podem divulgar o seu negócio nos resultados orgânicos de pesquisa, no Google Maps e no Google +.
Esse serviço surgiu em 2014 para unificar as funcionalidades existentes no Google Places e nas páginas de empresas do Google +.
Principais funcionalidades:
- Inserir e apresentar sua localização no Google Maps (incluindo um tour virtual pelo seu negócio e o traçado de rotas para o estabelecimento)
- Acrescentar dados de contato, como endereço, e-mail, site e telefone (aliás, se um usuário pesquisar de um celular, ele poderá fazer a ligação a partir do próprio buscador – caso a empresa insira seu número de telefone na plataforma)
- Exibir o horário de funcionamento da loja e os horários de maior movimentação
- Expor as notas e comentários de clientes
- Mostrar fotos internas da empresa
- Compartilhar perfis em outras redes sociais
Benefícios dessa plataforma
Ser encontrado pelos clientes quando eles mais precisam!
Ao mesmo tempo em que essa frase pode representar o propósito do Google Meu Negócio, é também um de seus principais benefícios.
Trata-se da oportunidade de se aproximar dos clientes quando eles estão em uma fase avançada de suas jornadas de compra.
Só o fato de fazer sua empresa aparecer na primeira página do Google e no Google Maps já expande sua presença digital.
Ainda assim, você pode atrair mais consumidores tanto a nível local quanto de outras regiões e estados.
Pense, por exemplo, nos potenciais clientes que moram na sua cidade, que precisam de produtos ou serviços que você oferece, mas não conhecem sua empresa. Com o Google Meu Negócio, essa distância é encurtada.
Como uma das funcionalidades dessa plataforma é permitir os comentários dos clientes sobre sua empresa, é natural que haja uma aproximação também pelo lado social.
O público pode participar com notas de avaliação para o seu negócio (produto, serviço, atendimento, etc.) e com ideias, opiniões, críticas e dúvidas.
Da sua parte, é importante também participar respondendo os comentários, postando novidades em sua página no Google + e inserindo fotos do seu negócio para atrair um maior engajamento e interesse sobre suas ofertas.
Devido à grande quantidade de informações úteis exibidas, as pessoas podem conhecer o seu negócio tão bem quanto se estivessem pessoalmente nele.
Além de dados básicos, como endereço, localização no mapa e telefone, o público pode fazer um verdadeiro tour virtual por seu estabelecimento.
Pode parecer um detalhe simples, mas a mobilidade para editar as informações representa uma liberdade enorme para quem gerencia perfis de empresa no Google Meu Negócio.
Por essa razão, o Google facilitou a vida dos seus usuários com o aplicativo do Google Meu Negócio. Ele funciona tanto para sistemas Android quanto iOS.